domingo, 27 de junho de 2010

Código Florestal

Proposta de mudança na lei florestal apresentada pelo deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP), ele é o relator da Comissão Especial criada na Câmara dos Deputados para "desenrolar" o amaranhado legal sobre o tema.
Temas polêmicos como a unificação da APP (área de preservação permanente) com a RL (Reserva Legal) em outras áreas (do mesmo bioma), da mesma bacia, da mesma região ou nada disso), a manutenção das áreas já consolidadas há tempos (como café de encostas, fruticultura da Serra Gaúcha, arroz irrigado, entre tantas outras), se a Reserva Legal será por propriedade (de qualquer tamanho) ou por grupo delas, entre outros elementos do debate, ainda estão em abertos para a discussão.
Reserva Legal é a porção de um imóvel rural na qual a vegetação nativa deve ser mantida em pé, sem corte raso.
Áreas de preservação permanente são margens de rio, enconstas, várzeas e topos de morro nas quais a vegetação deve ficar intacta porque conserva recursos hídricos e impede a erosão.
O substitutivo de Rebelo dá poder a órgãos do Sisnama (Sistema Nacional de Meio Ambiente) para decidir sobre a redução de APPs, por exemplo.
O Sisnama é integrado tanto pelos órgãos federais quanto pelas secretarias estaduais e municipais.
Muitos municípios não têm sequer órgão ambiental.

sábado, 26 de junho de 2010

Peregrinos

Peregrino é diferente de andarilho. O peregrino tem destino, meta, objetivo, sabe onde quer chegar, caminha, mas tem um prazo. Sabe o que vai levar e o que é útil e não é peso morto. Sabe o que pode ou não ganhar pelo caminho. Tem uma atitude de reflexão, está a sós consigo mesmo, questiona e se relaciona com o próximo. O peregrino para, volta e avança, tem uma vida para viver, caminha com o seu povo. Peregrinos solitários, mas que vivem também em comunidade.

O Andarilho é errante, não tem destino, caminha sem sentido, vai acumulando coisas necessárias e desnecessárias, é solitário, não tem uma vida para viver.

STF

Disse o Ministro Antônio Cezar Peluso, em seu discurso de posse na presidência do Supremo Tribunal de Federal (STF): " O povo confia em que não sejamos perjuros, nem vítimas da tentação de onipotência. Por isso,  acima das conjunturas e das peripécias históricas, nossa autoridade não vem do aplauso ditado por coincidências ocaisionais de opiniões".

Fonte: Folha de São Paulo, C2, cotidiano, 8 de maio de 2010.

Dieta da papinha de bebê

De acordo com a nova dieta da moda, 14 daqueles potinhos por dia, mais um jantar "adulto", levam à perda de até três quilos por semana.
As vantagens desse plano alimentar são a paticidade - as papinhas industrializadas não precisam ficar na geladeira e podem ser levadas na bolsa -, e os teores reduzidos de sal e gordura. No Brasil, contêm entre 60 a 100 calorias por porção.
Para os endocrinologistas isso é moda passageira.
O problema é a longo prazo. A pessoa vai comer papinha para o resto da vida?
A melhor forma de perder peso é com a reeducação alimentar, em que se aprende a comer de tudo em menores porções.
A pessoa consegue perder peso rapidamente, mas ninguém consegue manter essas restrições por muito tempo.
Ocorre o chamado efeito-sanfona (emagrece e engorda).
Até pouco tempo, a moda era a dieta do abacaxi, depois, da ração humana. Ninguém consegue comer ração ou abacaxi a vida inteira.
Outro risco de seguir esses regimes por muito tempo é de sofrer deficit nutricional, como carência de minerais, proteínas e também de cálcio.

Fonte: Folha de São Paulo, Saúde, 8 de maio de 2010.

Seja bem vindo(a)!

O objetivo é aprender a aprender.
Vamos aprendendo, compartilhando e caminhando.
Boa viagem!